terça-feira, 13 de janeiro de 2015

A ILHA: SERÁ ESSE O FUTURO DA MEDICINA?

A ilha é um filme que conta a historia de uma cidade fantasiosa desenvolvida e severamente controlada no ano 2019. Todos os moradores são clones criados pelos administradores da cidade, eles manipulam os clones por meio de implantes de memórias e dizendo, também, que a Terra foi contaminada e completamente destruída. Os habitantes têm a ideia de que foram salvos e a única motivação deles é um dia poder ir para a ilha, dito o único lugar livre de contaminação do planeta. Porém, para irem ao lugar tão sonhado eles precisam ser escolhidos pelos poderosos administradores.
No entanto a almejada ilha não passa de uma armação, um argumento criado para enganar os clones, na verdade os administradores criaram os clones com o objetivo de usá-los para transplantes de órgãos, para matá-los tirando partes dos seus corpos quando o comprador precisar. Comprar um clone é um investimento muito caro, pois rende as pessoas mais anos de vida e saúde.
Para o criador dos clones é algo envaidecedor dar vida a cópias de pessoas iguaizinhas as que estão do lado de fora, cada clone feito o torna mais poderoso e rico, como se ele tivesse feito uma grande descoberta e com o avanço tecnológico tivesse desenvolvido o poder de maximizar o tempo de vida do outro.
O clone então passa a ser uma copia perfeita daquele que o comprou, criado, avaliado e examinado periodicamente, sendo visto apenas como uma mercadoria, como um objeto. De acordo com o seu criador existir não é o bastante, para que clone tenha qualidade é necessário que ele tenha vida, é preciso que ele tenha emoções, estímulos, interação, alegria e etc... Mas o seu administrador controlando-os, dosando-os em todos os sentidos sempre.
De repente algo surpreendente acontece e dois clones descobrem toda a verdade, fogem do controle dos administradores e rebelam-se na tentativa de sobreviver ao resgate e lutar para libertação de todos os clones.
Saindo um pouco da esfera do filme, falando da vida real, o uso dos conhecimentos e pesquisas medicinais atuais está basicamente focado em oferecer a sociedade um estereótipo perfeito, cada vez mais as pessoas estão viciadas em plásticas e em procedimentos estéticos, não duvido muito que o homem tenha como interesse futuro além de focar na beleza, tornar mais anos de vida em mercadorias.
Tá aí uma historia instigante e bem diferente de tudo o que eu já vi, é bem questionador se analisarmos o que o homem é capaz de fazer para ter mais poder, dinheiro e prestígio.
     


Nenhum comentário :

Postar um comentário