sábado, 25 de outubro de 2014

VÍRUS EBOLA: A PIOR EPIDEMIA DA HISTÓRIA

Imagem da internet
Todos já devem ter ouvido falar sobre o vírus Ebola, as noticias sobre a atual epidemia têm repercutido o mundo inteiro e infelizmente o número de mortos e infectados tem crescido consideravelmente. Segundo especialistas a epidemia foi analisada como a pior da historia e isso tem causado pânico nas populações infectadas e principalmente nas que ainda não foram atingidas. Afinal, que doença é essa? De onde surgiu? Como preveni-la? Existe cura?
Bom, vamos lá! Respondendo uma pergunta de cada vez. Ebola é uma doença grave causada por um vírus infeccioso, a origem do nome deu-se por causa do rio chamado Ebola na África onde o vírus foi detectado pela primeira vez. Há cinco espécies do vírus Ebola: Bundibugyo, Costa do Marfim, Reston, Sudão e Zaire, nomes dados a partir dos locais de origem.
Os primeiros registros do vírus foram em macacos, chipanzés e outros mamíferos na África. Mesmo descoberto em 1976 vem acontecendo surtos esporádicos do vírus ao longo dos anos. A doença pode ser contraída através do contato direto, através de trocas de seringas, de fluidos corporais (sangue, saliva, sêmen, vômito, urina ou fezes), e o mais curioso é que pessoas e animais até mesmo depois de mortos oferecem risco de contaminação.
Especialistas apontam que morcegos frutívoros são os hospedeiros naturais do Ebola. Os sintomas do vírus são febre, fraqueza, dor muscular, dores de cabeça e inflamação na garganta. Seguido por vômitos, diarreia, coceiras, deficiência nas funções hepáticas e renais e, em alguns casos, sangramento interno e externo. Infelizmente há uma dificuldade de diagnóstico no inicio da contaminação, pois os sintomas são bem parecidos com a gripe, a dengue hemorrágica, febre tifoide e malária.
Para prevenir é necessário evitar qualquer tipo de contato com pessoas e animais contaminados ou com suspeitas do vírus Ebola. Todas as pessoas, incluindo os profissionais da área de saúde precisam usar equipamento de proteção ao se aproximar dos infectados.
Infelizmente ainda não existe cura, nem vacina, o que pode ser feito é um tratamento para aliviar os sintomas.
DICAS:
·         Evite áreas de surtos
·         Evite contatos com pessoas e animais infectados
·      Evite contato com corpos de pessoas e animais infectados (lembre-se que mesmo depois da morte, um ser infectado continua oferecendo risco de contaminação do vírus Ebola)



2 comentários :

  1. Cada vez aparece uma diferente pra atemorizar e desafiar a medicina! Te convido a conhecer o meu blog. Se gostar me dá uma forcinha seguindo, ctz retribuirei o carinho! Tem um post de duas paletas Fenzza que se completam, vem ver!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, devido a falta de cuidado humana com a vida do planeta, a cada dia aparecem mais coisas para destruir a humanidade.
    Parabéns pelas matérias e pelos trabalhos. Estão sensacionais!

    ResponderExcluir