quarta-feira, 3 de setembro de 2014

PERCEBER SEU ERRO É UM ATO DE SABEDORIA

Imagem da internet
Erro. O que é? Que palavra é essa que assusta tanto as pessoas? Porque ninguém quer cometer erros?
A palavra erro, no dicionário, significa: Ato de errar, inexatidão, desvio do bom caminho, engano, desacerto, incorreção, pecado, ilusão.
Só com a sua significância já deu para sentir o peso que essa palavra tem na vida de muita gente, fica claro o porquê das pessoas se esquivarem tanto para não assumir e nem chegar perto do erro.
O fato é que o ser humano nasceu imperfeito, somos como uma folha em branco que ao longo da vida é preenchida com saberes, influências, vivências... Isso vai formando nosso caráter, nos moldando para a vida, até o sujeito ter condições de formar por si mesmo sua própria personalidade, convicções e opiniões, no entanto é intrigante ver o quanto as pessoas têm uma repulsa em relação ao erro. Culturalmente, ouvimos desde pequeno: cuidado para não errar! Estamos condicionados à não tirar nota ruim numa prova, não cair, não errar o caminho, não se envolver com a pessoa errada...E esquecemos que ao longo da vida cometemos erros e certamente continuaremos a cometê-los, pois muito deles são inevitáveis e fazem parte da consequência da vida.
É interessante que olhemos para a mesma palavra, porém de outro ângulo. O erro existe, isso é fato! Mas, será que você consegue identificá-lo em suas atitudes? E o que faz em relação à Ele? Ignorá-lo, encará-lo ou superá-lo? Qual é a melhor opção?
Se refletirmos sobre o erro é possível aprendermos com ele, além de se autoconhecer e a se cobrar de uma maneira saudável e evolutiva. Os erros trazem crescimento se forem percebidos com sabedoria. O indivíduo errante que consegue identificar ou ser alertado sobre seu erro de maneira construtiva, está um passo adiante daquele que se acha sempre certo, pois aquele que se coloca na posição de dono do saber, não sente a necessidade de aprimoramento, não tem a oportunidade de olhar para o seu erro e tentar corrigi-lo. Já o sujeito que lida com o erro e faz questão de enxergá-lo, tem a condição de colocar-se numa posição reflexiva diante do erro, afinal o verdadeiro sábio é aquele que se coloca na condição de eterno aprendiz.



Nenhum comentário :

Postar um comentário